12.2.07

Ida Gratuita ao Oftalmologista


Já algum dia, vocês se deram ao trabalho de ir na rua e simplesmente observar?

Imaginem-se invisíveis, apenas os vossos olhos persistem, os vossos olhos e o vosso olhar, porque também ele é fulcral. E agora olhem para as pessoas, para as mãos delas, para as suas rugas e cabelos brancos, vejam pessoas e não robôs. Olhem-nas nos olhos e façam senti-las que elas realmente existem, que alguém lhes dá atenção. Muitas delas irão fugir, irão encarar-vos como se fossem um inimigo… Eu não sei bem porquê, decerto sentem-se intimidadas, como se apenas lhes quiséssemos ver os defeitos e não a virtudes. Acho que é por que essas pessoas perderam a fé nos outros e em si próprias. Elas tem de começar a olhar-se ao espelho e sentirem-se. Aceitarem-se em paz.

Depois há outras pessoas que te olham de volta, com um ar inquisidor e cruel, como se fossem cães que guardam o seu território. Olham-te nos olhos e perscrutam-te a roupa, tiram-te as medidas e comparam-te a si próprios. Quando isso acontece tu levantas ainda mais a cabeça e olhas ainda mais e ganhas. E aí o teu ego também ganha. Sentes-te forte!

Mas melhor que olhar é ouvir. Apanhas conversas tão engraçadas. Um dia ouvi um senhor loiro dizer “e ela estava com um sorriso estampado na cara que me deu a volta à cabeça mesmo, ‘tás a ver?”. Quando tu ouves alguém dizer isto dá-te para sorrir porque consegues imaginar a rapariga a sorrir para o tal rapaz loiro. E consegues ouvir o coração do rapaz bater mais depressa e toda uma imensidão de borboletinhas a dançarem no estômago dele, o amor que nem uma doce tortura…

Percebes o que ganhas ao dispensar um pouquinho da tua atenção para as outras pessoas? O mundo é tão bonito, porque raio teimamos nós em não ver isso?

1 comentário:

Anónimo disse...

De qualquer forma estamos sempre sozinhos.. olhar, ouvir, cheirar, sao formas de sentir, que nos fazem sonhar e delirar, mas que mesmo assim nao nos conseguem livrar da solidao, bruta, escura e imensa, que se apodera de nos da pior maneira possivel. Pelo menos resta nos o "Existir"..

O texto esta bonito Titi, nao deixes de os fazer. Nunca!

Montmartre's self portrait,

Nikolai.