1.10.07

James Dean, uma lenda.
( 8 de Fevereiro de 1931 - 30 de Setembro de 1955 )



James Dean, um verdadeiro artista, conhecido principalmente pelos seus trabalhos enquanto actor e fotógrafo, mas muito também pela sua rebeldia.

Fizeram ontem 52 anos desde a morte desta verdadeira lenda do século XX que morreu ainda muito jovem, com apenas 24 anos.

A morte chegou demasiado cedo para este astro, quando menos se esperava e o pior é que Dean morreu a fazer uma das coisas que mais gozo lhe dava, conduzir.

Era um ícone cultural e uma imagem a seguir para muitos dos adolescentes da sua altura, que assistiram de perto à sua curta mas brilhante carreira.

Por ter fama de Gay, Jimmy, como era conhecido entre os mais próximos, viu-se forçado a provar a sua masculinidade por várias vezes, mas mesmo assim assumiu-se como Gay para fugir ao serviço militar.

Não só pela sua beleza, mas também pelo seu talento, era alvo de muita inveja para os que o rodeavam e acabaram por surgir rumores de que estava ligado à prostituição.

Tinha uma vida social bastante agitada e o seu maior ídolo era Marlon Brando, com o qual as semelhanças parecem inevitáveis.

Esteve nomeado para os Oscar's mas os únicos prémios que recebeu ( Dois Globos de Ouro.) foram após a sua morte, em 1956.

O seu trabalho é reconhecido hoje em dia e continua a ser um ícone tanto da moda como do cinema, porque a verdade é que é impossível esquecer James Dean, um homem que (ainda) tinha muito para dar à arte e ao mundo.



O mundo recorda-o com saudade.





"Dream as if you'll live forever, live as if you'll die today"
-James Dean


1 comentário:

Simão Miranda disse...

Certamente um grande icone do nosso tempo, embora já não seja do meu.
Aposto que se assemelharia a Marlon Brando se tivesse vivido até à sua velhice